Impulsionada pela crescente demanda por maior largura de banda e conexões de velocidade mais rápidas, a transmissão por fibra óptica está se tornando cada vez mais comum. Mas, qual a diferença, afinal? Existem benefícios reais que justifiquem o investimento nessa tecnologia?
Bom, se você também tem essa dúvida, nós vamos listar neste texto algumas vantagens da conexão por fibra óptica.
Nenhum outro meio de transmissão de dados baseado em cabo oferece a mesma largura de banda da fibra óptica. Ou seja, o volume de dados que os cabos de fibra transmitem por unidade de tempo é muito maior do que os cabos de cobre.
Na transmissão por fibra óptica, os cabos ópticos são capazes de fornecer baixa perda de energia, o que permite que os sinais possam ser transmitidos a uma distância maior que os cabos de cobre.
A fibra é bem mais resistente à interferência eletromagnética, o que significa uma transmissão virtualmente livre de ruído.
O crescimento do mercado de comunicação de fibra óptica é impulsionado principalmente pelo aumento da conscientização sobre as preocupações de segurança de dados e uso da matéria-prima alternativa. Dados ou sinais são transmitidos via luz na transmissão de fibra ótica. Portanto, não há como detectar os dados sendo transmitidos, o que garante a segurança absoluta das informações.
O cabo de fibra ótica tem um diâmetro muito pequeno, podendo ter apenas 2 mm de diâmetro, por exemplo, o que é menor do que o cabo de cobre coaxial.
Os cabos de fibra óptica são feitos de vidro ou plástico e são mais finos do que os cabos de cobre. Isso os torna mais leves e fáceis de instalar.